Como escolher as melhores luvas de Muay Thai para seu treino

Para iniciar a prática no Muay Thai, é preciso adquirir equipamentos básicos que serão utilizados no treino. A luva é um dos mais importantes. Aqui iremos mostrar como escolher luvas de Muay Thai não só pelo preço ou beleza, mas de acordo com uma série de outros fatores.

Veja como escolher luvas de Muay Thai

Dica inicial: Converse com seu instrutor ou professor e veja a opinião de quem já pratica Muay Thai e já entende da qualidade das luvas.

Além de pedir conselho para praticantes mais experientes, você tem que ter em mente mais dois fatores chave: o tamanho e a flexibilidade das luvas.

Tamanho das luvas de Muay Thai

Quando o assunto é escolher luvas de muay thai, esqueça a convenção de tamanhos P, M e G.

As luvas são medidas por onça (abreviada por oz, unidade de medida inglesa de massa). Quanto mais onças, mais preenchida é a luva.

Os tamanhos variam em torno de 08oz até 20oz. Com relação aos homens 14oz é a medida normalmente mais utilizada. Já as mulheres utilizam luvas de tamanho 12oz. Mas isso é muito relativo e pode variar de pessoa para pessoa.

Da mesma forma que utilizamos meias na hora de calçar os sapatos, antes de por as luvas você precisa colocar as bandagens. Elas que vão proteger seu punho e polegar, basicamente.

luvas de Muay Thai

Flexibilidade

Como estamos falando aqui da prática do Muay Thai, o ideal é escolher luvas que sejam flexíveis o suficiente para a abertura das mãos, para ser capaz de fazer o clinch (agarrar) corretamente e usar as mãos para auxiliar no momento das joelhadas.

Como escolher luvas de Muay Thai para mulheres?

Existem sim modelos de luvas de Muay Thai específicas para mulheres. Como elas tendem a ter mãos menores que os homens, algumas empresas já atendem essa necessidade e desenvolvem luvas específicas para esse público.

No entanto, ainda é difícil encontrá-las. Uma dica então é optar por tamanhos menores para encaixar melhor nas mãos com as bandagens já devidamente colocadas.

Cuidando das suas luvas de Muay Thai

Ao término de cada treino, nunca guarde imediatamente suas luvas na sua bolsa ou mochila.

Fazendo isso, sua luva, molhada e suada, ficará com um odor bastante desagradável, além de ter grandes chances de criar fungos. Aí não rola, né? 

Para que isso não aconteça, o ideal é enxugar as luvas com um pano macio ou até mesmo papel toalha. Outra dica é sempre usar bandagens limpas, ou seja, após o treino, sempre lave as bandagens.

Onde comprar luvas de Muay Thai?

A Netshoes e o Centauro sempre têm uma grande variedade de luvas e com preços atrativos. Outro site que além de ter ótimos preços e uma entrega super rápida é a Kanui.

Vale a pena pesquisar neles e fazer um comparativo, não só pelo preço, mas por todos os fatores que exploramos aqui.

Recapitulando…

Agora você sabe que:

  • Pedir um conselho sobre luvas de Muay Thai para praticantes mais experientes é bem útil;
  • Como um sapato, devemos colocar a bandagem antes de provar qual luva encaixa melhor;
  • Como no Muay Thai precisamos abrir um pouco as mãos na hora do clinch e joelhada, temos escolher luvas que sejam flexíveis;
  • Higienizar as luvas de Muay Thai antes de guardar na mochila é um cuidado fundamental;

Agora você já sabe quais fatores analisar para escolher luvas de Muay Thai perfeitas para seu treino ser perfeito.

Bons treinos! 

Comentários

comentários