Skip to main content
Muay Thai vs Kickboxing

Muay Thai vs Kickboxing, você sabe a diferença entre os dois?

Muay Thai vs Kickboxing, quem você acha que leva a melhor nesse comparativo? Continue lendo este artigo e descubra diferenças entre elas, dificuldades enfrentadas e seus benefícios para sua saúde.

Um ponto principal quando se trata de muay thai vs kickboxing, é que são duas lutas muito parecidas e muito famosas pelo uso agressivo dos chutes.

Entretanto, existem grandes diferenças que você precisa saber, se gosta das lutas e ainda está indeciso sobre qual fazer, ou até mesmo trocar de modalidade.

Muay Thai vs Kickboxing: História

Para começar, o kickboxing, diferentemente do muay thai, e ao contrário do que muitos pensam, não é originiário da Tailândia, mas sim, do Japão.

Nas décadas de 1950 e 1960, lutadores profissionais de boxe, caratê e bando, se juntavam para fazer eventos de lutas em tatames e ringues. Desses encontros e do compartilhamento de ideias nasceu o kickboxing japonês, promovido por Osamo Noguchi.

Após um tempo, pela vontade dos mestres de terem um esporte com golpes mais certeiros e potentes, o kickboxing foi difundido mundialmente como uma modalidade de luta.

Já o muay thai é uma luta milenar Tailandesa, muito difundida no período de guerras e das migrações, onde os soldados necessitavam aniquilar seu oponente com golpes fatais.

Esse estilo é mantido até hoje, fazendo com que em uma disputa de Muay thai vs kickboxing, o primeiro seja muito mais agressivo.

Estilos de luta do muay thai vs kickboxing

O kickboxing é uma luta mais rápida, com movimentos contínuos, onde o lutador se move mais pelo ringue, geralmente para frente e para traz com pequenos “pulos”, podendo fugir de golpes ou fazer várias sequências.

Isso se deve pelo fato de o volume de socos contar pontos nos eventos voltados para essa modalidade e similares. Sendo assim, socos e chutes, mesmo que defendidos, mas executados de forma correta, contam pontos para o lutador.

Entretanto, no muay thai, o que se preza é a excelência dos golpes, isto é, o dano que o lutador consegue causar no adversário com apenas um golpe. Dessa forma, em uma luta de muay thai, os competidores vão manter mais os pés no chão e procurarem mais o combate.

Em questão de treinos, em uma academia de kickboxing, os alunos explorarão mais o ringue e executarão mais sequências de golpes no adversário, trazendo o treino para um maior ritmo cardiovascular.

Nos treinos de muay thai, a força e precisão são mais exploradas, com movimentos repetitivos, e muito foco na base, sempre tentando alcançar uma maior potência dos golpes, gerando garantindo mais força para o praticante.

Regras e modalidades básicas entre muay thai e kickboxing

Ambas lutas são praticadas em pé, sendo proibido continuar o combate ao chão ou agarrar o adversário, impedindo-o de desferis golpes.

O kickboxing pode ser praticado de várias formas, desde algo mais teatral, com movimentos suaves, sem tocar o adversário, até um contato completo e agressivo.

Nas práticas esportivas, existem:

  • Full Contact (contato completo): onde os lutadores podem utilizar de socos e chutes acima da cintura
  • Low Kick (chute baixo): todos os golpes são permitidos, até mesmo nas partes internas e externas da coxa.

No muay thai, todas as regiões são liberadas para golpes normais, exceto as letais, variando a pontuação de acordo com cada federação.

Muay Thai vs Kickboxing: Conclusão

Como prática esportiva, as duas modalidades são ótimas para a saúde por estimular o sistema cardiovascular e a musculatura como um todo, entretanto, para aqueles que gostam de treinos com mais potência e força o muay thai é o mais indicado.

O kickboxing é valido como forma de sentir a sensação de uma luta, mas garantindo maior segurança nos treinos.

E você, qual seu estilo de luta?

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *