Skip to main content

O que é Muay Boran? Conheça a arte que deu origem ao Muay Thai

Poucos praticantes ou entusiastas de Muay Thai tem conhecimento sobre sua história e suas origens, tampouco já ouviram falar sobre o que é Muay Boran. Essa luta foi muito importante para a cultura e o folclore da Tailândia e merece ter sua importância reconhecida na criação de uma das artes marciais mais praticadas da modernidade, o muay thai.

O que é Muay Boran?

O termo abrange as artes marciais sem armas praticadas na Tailândia antiga, antes da criação de regras a da utilização de equipamentos.

Muay significa boxe na língua tailandesa, bem como buran quer dizer antigo, nome que faz jus à sua idade.

Diferentemente do muay thai, a “ciência das oito armas”, o muay boran contava com 9 partes do corpo essenciais: dois joelhos, duas pernas, dois cotovelos, duas mãos e a cabeça.

História do Muay Boran

Entre as diversas guerras travadas pela Dinastia Konbaung e o Reino de Ayutthaya, certa vez um grande lutador da época, Nai Khanomtom, foi feito prisioneiro junto com seus amigos pelos Konbaung.

Por curiosidade do rei, Nai foi posto à prova para lutar contra um campeão local, que foi derrotado em poucos segundos.

Intrigado com o modo de luta de Nai, o rei pensou ser algo mágico, e o pôs para lutar com mais 8 lutadores, que caíram a seus pés um a um.

Após esse episódio, o rei, fascinado com o que é o muay boran, concedeu liberdade para Nai e seus companheiros, o que popularizou ainda mais a arte marcial, sendo lembrada até os dias de hoje, com o dia do Muay Thai (17 de março).

Características

A estratégia de luta do muay boran é a finalização rápida do oponente por meio de estrangulamento, imobilizações, aleijamento e, se necessário, a morte.

Os golpes aplicados sempre visam a eficiência máxima, com o maior dano possível em um só ataque, algo necessário em combates com vários oponentes, proveniente das guerras e das migrações dos povos tailandeses.

A postura de luta era mais aberta e mais baixa que o muay thai, obrigando os combatentes a serem mais flexíveis, ágeis e velozes para conseguirem aplicar técnicas como pular no joelho do adversário visando atingir sua cabeça.

As lutas

Pela brutalidade dos golpes, a prática desportiva do muay boran é muito questionada.

As velhas regras consistiam basicamente na proibição de arrancar os olhos, golpear o oponente caído, chutes na virilha e puxar os cabelos.

As lutas eram feitas em local público, onde os lutadores ficavam cercados pelos espectadores, sem qualquer tipo de estrutura para o evento.

Não existiam categorias por peso e os rounds eram cronometrados por cocos furados em barris, que afundavam na água quando esvaziassem.

Dessa forma, eventos esportivos de muay boran são muito raros, bem como locais que ainda ensinam tal arte.

Seu conhecimento pelo Ocidente ainda é bem escasso, e só ganhou popularidade com filmes como Ong Bak, onde os golpes devastadores eram exibidos de forma encantadora.

Pela popularização dos eventos de luta, se fez necessária a criação de regras que protegiam os lutadores, como a proibição de golpes e a utilização de equipamentos de segurança, o que mudou totalmente o que é o muay buran, se fazendo criar o famoso muay thai, praticado em grandes eventos mundiais atualmente.

Comentários

comentários