Afinal de contas, o que é Muay Thai?

Muy Thai, May Thai, Muai Thai, Mui Tai… Esses são alguns dos termos erroneamente usados para nomear essa singular arte marcial tailandesa. Nos últimos anos, a modalidade está em alta e tomou conta de várias academias em todo o Brasil. Mas você sabe realmente o que é Muay Thai?

O que é Muay Thai?

O Muay Thai é uma arte marcial milenar, originada na Tailândia. Sendo considerado uma das mais eficientes lutas de contato do mundo inteiro.

Foi criado com o objetivo principal de defender o povo tailandês dos vários ataques de bandidos durante a busca de novas terras.

O praticante pode utilizar, os punhos, cotovelos, joelhos, pés/canelas de forma combinada para atacar seu oponente. Por esse motivo, também é chamado de “a arte das oito armas”.

A arte marcial proporciona um ótimo condicionamento físico, concentração e autoconfiança, aprimorando não só o corpo, mas a também a mente de quem pratica Muay Thai.

o que é Muay Thai

A origem do Muay Thai no Brasil

Em 1979, conhecido na época como Boxe Tailandês, o Grão Mestre, Nélio Naja, introduziu o Muay Thai no Brasil, reunindo um grupo de faixas pretas de Tae Kwon Do.

Muay Thai no Brasil

Foto: Revista PVT Mag

Como uma ótima luta de trocação, ganhou espaço com o sucesso de seus atletas nas competições de vale tudo.

A arte marcial passou a ganhar destaque com o sucesso de seus praticantes nos eventos de vale tudo, durante a década de 90. Destacavam-se na época, escolas como Chute Boxe, Boxe Thai e Ruas Vale Tudo

“Quando começamos a despontar no MMA mundial, o Muay Thai do Brasil ficou em evidência”, explica Rafael Cordeiro, uma das crias do Chute Boxe.

“O Pride foi um grande divisor de águas. O Muay Thai que praticávamos em Curitiba foi um grande espelho para o mundo todo. Como teve o Jiu-Jistu Gracie, pode-se dizer que teve o Muay Thai Chute Boxe, que fez o mundo inteiro ficar conhecendo a potência do Brasil nesse esporte. A grande popularização do Muay Thai no Brasil foi com a Chute Boxe, com Marcos Ruas e Pedro Rizzo – com essa geração que levou o Muay Thai para dentro do octógono”.

equipes de muay thai no Brasil

Foto: Revista PVT Mag

Hoje, o Brasil é considerado uma potência, não só no atual contexto do MMA, mas também nas competições de Muay Thai, tornando-se referência na modalidade.

A importância de saber o que é Muay Thai

Quando se conhece um pouco mais sobre a tradição e cultura da arte marcial que pratica, mudamos nossa mentalidade. Você começa a perceber que por trás de todas aquelas séries de exercícios e técnicas, existe uma história, um propósito pelo qual surgiu a arte marcial.

Você acaba se identificando mais, deixando de ser uma arte marcial, e se torna um estilo de vida, melhorando o corpo e a mente.

Agora que você conheceu um pouco mais da história dessa incrível arte marcial, mude seu estilo de vida. Levante agora mesmo desse sofá.

Pratique Muay Thai!

Comentários

comentários